10 Personagens Biblicos Mais Conhecidos

personagens biblicos

A Bíblia resistiu ao teste do tempo e é o livro mais popular do mundo. 

Nenhum livro vendeu mais cópias do que a Bíblia e continua a transformar pecadores perdidos em filhos de Deus. 

Há muitas histórias surpreendentes do povo fiel de Deus sendo salvo de experiências dolorosas. 

Há muitas histórias do povo de Deus reivindicando vitória no meio das probabilidades acumuladas contra eles.

Personagens Biblicos

Moisés, o homem da paciência

Moisés teve uma paciência extrema com Israel enquanto liderava a geração desesperada pelo deserto por 40 anos. 

Eles louvaram a Deus um minuto e depois se queixaram de Deus no minuto seguinte. 

Ficamos deformados com nuances triviais, mas Moisés, embora perturbado com Israel, os levou com grande paciência por 4 décadas. 

É verdade que ele sentiu falta da Terra Prometida por causa de sua desobediência a Deus (Números 20: 8-12), mas sei que não teria durado mais de um ano com eles.

Abraão, o homem de fé

Abraão e Sara estavam sem filhos e eram velhos. Abraão tinha 100 anos e Sara tinha 90 anos quando Deus prometeu a Abraão um filho. (Gênesis 17: 15-19) Você pode imaginar o alívio quando o filho dele, Isaac, finalmente nasceu? 

Ele pensou que seu tempo havia acabado para ele e Sarah conceberem. Então, imagine como isso deve ter sido incrível. Com uma ocasião tão alegre, Deus então colocou Abraão à prova para sacrificar Isaque. (Gênesis 22: 1-14) Deus queria ver se Abraão o amava mais que Isaque. 

O que você pensaria neste caso? Eu seria levado ao pavor, pensando: “Por que, Senhor? Eu esperei tanto tempo pelo meu filho e agora você quer que eu o sacrifique? Eu não acho que eu seria capaz de segui-lo.

Felizmente, sabemos o final da história e Deus impediu Abraão de matar Isaque, mas Abraão estava morrendo por dentro. 

Ele não tinha ideia de que Deus iria parar o sacrifício. Ele era um verdadeiro homem de fé!

Noé, o homem de resistência

No capítulo 6 de Gênesis, Deus diz a Noé sobre o dilúvio que está acabando com toda a criação e que Noé precisava construir uma arca para sua família, 2 de cada tipo de animal (macho e fêmea), 7 pares de todos os animais limpos e 7 pares de pássaros do céu. 

Eis o caso: Noah tinha mais de 500 anos quando teve que construir a arca. Seus filhos o ajudaram a construí-lo, mas alguns sugerem que levou pelo menos 55 anos para construí-lo! Isso é muito trabalho! 

Nesses 55 anos, Noé e seus filhos ainda precisavam obter as necessidades de cada dia também (comida, água etc.).

Noé devia estar extremamente exausto quando a arca terminou. Ele suportou um projeto mínimo de 55 anos para salvar sua família e criação do dilúvio. Ele é um homem de resistência!

Elias

Elias foi o mais ousado de todos os profetas. 

Quando iniqüidades e falsos ídolos de Baal foram vistos em toda parte da terra, Elias permaneceu fiel a Deus. 

Elias foi ao iníquo rei Acabe e disse-lhe: “Enquanto vive o Senhor, o Deus de Israel, diante de quem estou, não haverá orvalho nem chuva nestes anos, exceto pela minha palavra.” (1 Reis 17: 1) Ele não tinha medo de nenhum rei na terra. 

Em 1 Reis 18: 20-40, ele derrota os profetas de Baal e os mata todos no ribeiro Kishon. Elias não era um homem de medo, mas ele ousadamente fez o que Deus ordenou em todas as circunstâncias.

Daniel é definitivamente um modelo a seguir. Sua fé e devoção a Deus eram inabaláveis.

Daniel

Daniel é definitivamente um modelo a seguir. Sua fé e devoção a Deus eram inabaláveis. 

Ele se recusou a se contaminar com a comida e o vinho do rei Nabucodonosor e pediu apenas vegetais e água (Daniel 1: 8-16). 

Quando foi emitido o decreto de que ninguém poderia orar a nenhum deus ou homem, exceto ao rei por 30 dias, Daniel orou consistentemente 3 vezes ao dia ao Único Deus verdadeiro, sabendo que o castigo estava sendo jogado em um covil cheio de leões.

E ele foi jogado na cova depois de ser pego pelos golpistas. (Daniel 6: 10-16) Daniel não temia o homem ou a morte. Ele foi completamente dedicado a Deus.

Davi, o homem segundo o coração de Deus

Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus por causa de sua paixão pela justiça e por sua bravura. 

Ele queria sempre fazer as coisas da maneira certa. Quando os filisteus vieram com Golias para desafiar Israel, Davi foi o único disposto a lutar. (1 Samuel, capítulo 17) Davi era magricelo enquanto Golias se erguia a todos os 9 pés 9 polegadas. Ele era enorme. 

Deus entregou Golias nas mãos do pequeno Davi. Quando Davi tinha todo o direito de matar Saul, ele o deixou viver. (1 Samuel, capítulo 24) No meio do caos, Davi sempre procurava Deus para buscar Sua orientação e ajuda.  

Livra-me de afundar na lama; deixe-me ser libertado dos meus inimigos e das águas profundas. 

Não varra o dilúvio sobre mim, nem o profundo me engula, ou a cova feche a boca sobre mim. 

Responde-me, ó Senhor, porque o teu amor inabalável é bom; segundo a tua abundante misericórdia, volta-te para mim. ” (Salmo 69: 14-16) Davi era sólido e justo. Ele procurava Deus diariamente para obter orientação e ajuda.

Jó, o homem da perseverança

Jó é provavelmente o meu personagem favorito da Bíblia. Ele perseverou em algumas das circunstâncias mais terríveis. 

Ele perdeu todos os seus filhos, gado e servos ao mesmo tempo! (Jó 1: 13-19) Ele perseverou adorando o Senhor! (Jó 1: 20-21) Isso provavelmente não seria a primeira coisa em minha mente se meus filhos fossem tirados de mim. 

Então ele foi atingido por feridas repugnantes por toda parte. (Jó 2: 7) Ele perseverou repreendendo justamente sua esposa por sua blasfêmia e declarando que Deus é soberano, quer recebamos bons ou maus. (Jó 2: 9-10) Então seus três amigos o provocam pelo que parece uma eternidade e ele ainda se mantém firme durante tudo isso.

Ele era muito forte e perseverou em tempos extremamente difíceis. Por meio de sua fidelidade, Deus o restaurou muito mais do que antes.

Sadraque, Mesaque e Abednego, os azarões

Esta é uma das maiores histórias ruins da Bíblia, na minha opinião. 

Esses três homens se recusaram a adorar o ídolo de ouro criado pelo rei Nabucodonosor, sabendo que seriam jogados em uma fornalha ardente. 

A fornalha estava tão quente que os guardas que as jogaram nela morreram! Eles eram fiéis a Deus e Deus os livrou da fornalha. 

Eles se juntaram ao que parecia ser um “Filho dos deuses” que os protegeu durante tudo isso. (Daniel, capítulo 3).

Todos nós podemos ser inspirados que, mesmo nas mais terríveis circunstâncias, Deus pode fazer qualquer coisa!

Paulo, o homem contra todas as probabilidades

Paulo, anteriormente conhecido como Saul, era um grande perseguidor de cristãos. Ele constantemente os jogava na prisão ou os matava.

Quem jamais pensaria que Deus o escolheria para ser um dos escritores mais influentes da Bíblia! Ele escreveu 13 livros do Novo Testamento! 

Quando Paulo se tornou cristão, ele fez coisas notáveis ​​pelo reino. Ele foi um plantador de igrejas e mentor de Timóteo. 

Honestamente, há alguém em sua vida agora que você provavelmente acha que não tem chance de vir a Cristo, mas Deus está no negócio dos milagres.

Se Saul pode ser convertido, qualquer um pode!

Jesus, o Cordeiro Sacrificial

Não há ninguém mais inspirador que Jesus da Bíblia.

Ele veio a nós por uma razão, para levar nosso pecado sobre Si, para que pudéssemos ser inocentes aos olhos de Deus. 

E se isso não bastasse, Ele estava completamente sem pecado! Ele nunca cometeu um único pecado. Agora ele é definitivamente alguém inspirador! 

Ele experimentou todas as tentações que fazemos. Ele foi tentado em todos os aspectos e saiu um campeão! 

Ele deu a vida por nós e isso, meus amigos, é o maior ato de amor que alguém pode fazer. “Um amor maior não tem ninguém além disso, que alguém dê a vida por seus amigos.” (João 15:13) Vamos nos esforçar para ser mais como Jesus todos os dias!